top of page
  • Foto do escritorMarcelo Nogueira

Lentes Esclerais. Conheça um pouco mais sobre esse tipo de correção visual


O uso de lentes de contato é indicado para várias alterações visuais, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, nesses casos geralmente a superfície ocular está preservada e sem grandes alterações podendo ser usadas lentes de contato consideradas mais simples, como por exemplo as lentes gelatinosas.


Em alguns casos existem alterações na superfície ocular e a córnea apresenta uma forma irregular, devido a vários fatores como ceratocone, pós trauma, pós transplante de córnea, pós cirurgia refrativa, nesses casos o mais indicado são lentes rígidas, pois devido ao fato de ser lentes duras, regularizam a superfície da córnea.

Essas lentes rígidas podem ser corneais, ou seja, pequenas, com diâmetro menor que o diâmetro da córnea, e são adaptadas apoiadas sobre a córnea.

Também podem ser lentes rígidas esclerais, essas lentes são maiores que a córnea, são adaptadas apoiadas na esclera (parte branca do olho) que é muito menos sensível que a córnea, livrando totalmente a córnea de qualquer contato, sendo portanto muito mais confortáveis, regularizando e preservando ainda mais a superfície corneana.


As lentes esclerais são fabricadas com um material rígido, para não permitir que as irregularidades da córnea influenciem na qualidade óptica da lente, além da alta permeabilidade, o que significa que o oxigênio consegue chegar até a córnea sem problemas, mantendo-a o mais saudável possível durante o uso diário e prolongado.


Outro ponto válido sobre a razão para as lentes esclerais serem tão confortáveis é o fato de ter muito menos interação da pálpebra com lentes de diâmetro grande. As lentes corneais não são confortáveis devido não somente ao contato da lente com a córnea, mas também porque no piscar as pálpebras se esfregam contra a borda da lente, provocando movimento e sensação de aspereza. Como as lentes esclerais se inserem debaixo das pálpebras em sua posição natural, o problema desaparece.


Portanto as lentes esclerais se mostram ótimas opções para todos os pacientes que apresentem irregularidades corneanas, pois conseguem ser confortáveis e entregam excelente acuidade visual.


Importante lembrar que toda adaptação de lentes especiais, como é o caso das lentes esclerais deve ser realizado por um especialista, é ele que ira analisar o caso de forma especifica e indicar qual o melhor tipo de correção.


Marcelo Nogueira é optometrista em Optocentro Saúde e Reabilitação Visual localizado em Itapetininga-SP


Especialista na adaptação de lentes de contato personalizadas e esclerais.


Entre em contato e agende já a sua consulta



130 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page