As pessoas com visão normal são capazes de usar cada olho de forma independente e os dois olhos em conjunto, de forma a rapidamente focarem os objetos de interesse visual a diferentes distâncias. Isto é feito inconscientemente e não cria qualquer tipo de pressão sobre o sistema visual normal. Porém os adultos e crianças com problemas de focagem ocular (Disfunção Acomodativa) não conseguem fazer isto com facilidade, resultando em dificuldade de focar em alguma distância ou de manter o foco visual.
O que causa a Disfunção Acomodativa?
Há quatro razões possíveis para o desenvolvimento de uma Disfunção Acomodativa:
Saúde debilitada;
Efeitos secundários de alguns medicamentos (Ex.: Ritalina; Anti-histamínicos, etc.);
Hipermetropia elevada, ambliopia ou estrabismo;
A razão mais comum resulta de tarefas próximas prolongadas (particularmente se o indivíduo não desenvolveu ainda uma boa capacidade de resistência na focagem. Isto pode também acontecer com um adulto que executa com muita frequência tarefas próximas stressantes - Ex.: um novo emprego que exige muito trabalho próximo, estudar, trabalho prolongado num computador, etc.).
Quais são os sintomas da Disfunção Acomodativa?
Os sintomas associados com a Disfunção Acomodativa normalmente ocorrem durante, ou logo após a tarefa em questão. Os sintomas podem incluir (mas não estão limitados):
Desconforto visual, olhos vermelhos ou doloridos
Visão momentaneamente desfocada para longe ou para perto;
Dificuldade na transição longe-perto ou perto-longe (por exemplo ao copiar da lousa para o caderno);
Dores de cabeça;
Dificuldade em manter a atenção visual ao realizar tarefas próximas (como a leitura ou escrita), o que pode resultar na evasão a essas tarefas que produzem stress visual;
Sensibilidade à luz ou tonturas;
Fadiga rápida ao realizar tarefas próximas, como a leitura ou escrita;
Adaptações posturais anormais na escrita e leitura.
Qual o tratamento para a Disfunção Acomodativa?
Dependendo do tipo de Disfunção Acomodativa, existem dois tratamentos possíveis que podem ser usados isoladamente ou em conjunto:
1 - Óculos para usar em tarefas de perto;
2 – Terapia visual;
A eficácia da aplicação de procedimentos de Terapia visual na melhoria do funcionamento da Acomodação tem amplo suporte na ciência e pesquisas clínicas. Estudos têm mostrado que embora a Acomodação esteja sob controlo do sistema nervoso autonomo, pode responder ao comando voluntário e pode ser condicionada. Esses estudos demonstram que o controle voluntário da Acomodação pode ser controlado, treinado e melhorado para benefício do paciente.
Marcelo Nogueira é optometrista em Optocentro saúde e reabilitação visual em Itapetininga-SP
Especialista em ortóptica e terapia visual, possui anos de experiência e sucesso no tratamento de problemas acomodativos.
Agende já a sua consulta
Comments