top of page
  • Foto do escritorMarcelo Nogueira

Lentes de contato, qual a maneira certa de usar?

Atualizado: 8 de ago. de 2022





Lente de contato é uma das maneiras de corrigir os problemas visuais mais comuns como miopia, hipermetropia e astigmatismo, mas também são utilizadas na correção de problemas visuais que já não podem ser corrigidos com óculos, como é o caso de alguns pacientes com ceratocone.

As pessoas procuram lentes de contato por várias causas: melhorar a acuidade visual, melhorar a estética, aumentar a autoestima, praticar esportes.

No Brasil ainda é muito pequena a parcela da população que utiliza lentes de contato, cerca de menos de 2% dos brasileiros utilizam, número muito abaixo da média mundial.

Ao adaptar lentes de contato o optometrista sempre tem como objetivo promover boa acuidade visual e conforto sem alterar a fisiologia normal dos olhos. Para isso é necessário uma avaliação inicial apropriada para a correta indicação do melhor tipo de lente de contato para o indivíduo.

Os materiais de fabricação das lentes de contato evoluíram muito nos últimos anos, sendo cada vez mais seguro a sua utilização, hoje tanto as lentes gelatinosas ou rígidas permitem uma excelente oxigenação da córnea, não interferindo na fisiologia do olho.

Importante salientar que além de diferentes tipos de materiais, como os materiais moles (gelatinosas) e duros (Rígidas), essas não são as únicas diferenças entre as lentes de contato, outros parâmetros devem ser levados em conta como tamanho, curvatura, espessura, desenho, etc.

Para garantir sua saúde visual é importante uma boa adaptação que leve em conta todos esses parâmetros, por isso a importância de sempre ter o acompanhamento de um especialista nesse processo.

Na avaliação para adaptação de lentes de contato o optometrista irá verificar a qualidade e quantidade da sua lágrima, além da curvatura de seus olhos, que relacionados a outros testes serão fundamentais na escolha do melhor tipo de lente de contato para esse indivíduo.

Importante durante o uso seguir todas as orientação do especialista como período em que devem ser utilizadas, maneira correta de colocar e tirar dos olhos, maneira segura de armazenamento, além de seguir fielmente todos os procedimentos de higienização das lentes de contato.

Como vimos as lentes de contato são ótimas opções de correção visual e quando seguidas todas as orientações são super seguras em relação a saúde dos olhos.

Por isso para garantir uma boa adaptação de suas lentes de contato, consulte sempre um optometrista.


Marcelo Nogueira é optometrista em Optocentro Saúde e Reabilitação Visual localizado em Itapetininga-SP

Especialista na adaptação de lentes de contato personalizadas

Entre em contato e agende já a sua consulta


273 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page