Miopia é um defeito refrativo que afeta os olhos, onde o foco de imagem que deveria acontecer na retina, acontece antes, gerando visão borrada para enxergar de longe.
Ela acontece por várias causas, entre elas pelo aumento do comprimento dos olhos, que é conhecida como miopia axial, ou pelo aumento da curvatura de alguma das estruturas dos olhos como a córnea e o cristalino, nesse caso é chamada de miopia de curvatura. A miopia também pode ser induzida pelo uso excessivo da visão de perto, por doenças oculares como a catarata ou ainda por doenças sistêmicas como a Diabetes Mellitus.
A miopia sempre que está presente, impossibilita o indivíduo de enxergar com nitidez objetos a distância, pois o sistema ocular não possui nenhuma maneira de corrigir sozinho essa alteração.
Existem casos onde a miopia deve ser acompanhada com mais atenção, é o caso da miopia patológica, onde o alongamento do globo ocular acontece de maneira contínua, resultando em atrofia e degeneração na retina podendo levar a um descolamento de retina e consequentemente perda da visão.
Dados mostram que hoje em dia devido ao uso excessivo de visão de perto, como em celulares, tablets ou computadores, considera-se que vivemos uma epidemia de miopia, onde até 2050 espera-se que metade da população mundial terá miopia.
Para evitar e diminuir o avanço da miopia já existem tratamentos, o mais aceito pela comunidade cientifica é o uso de lentes de contato especiais, chamadas de lentes de contato para ortoceratologia ou orto-K, onde lentes especiais são usadas, alterando de forma momentânea a curvatura da córnea e controlando o avanço da miopia nesses pacientes.
A miopia geralmente é corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato, que normalmente devolvem 100% da visão desses pacientes e não interferindo em nada no seu dia a dia.
Para garantir saúde visual sempre em dia, consulte regularmente o seu optometrista.
Marcelo Nogueira é optometrista em Optocentro Saúde e Reabilitação Visual em Itapetininga-SP
Agende já a sua consulta
Comments