top of page
  • Foto do escritorMarcelo Nogueira

Entenda a relação entre visão e aprendizagem

Atualizado: 8 de ago. de 2022



A visão e a aprendizagem estão diretamente relacionadas, considerando o período da vida em que o problema fica mais evidente que é a fase escolar da criança.

Muitas vezes uma criança é muito inteligente, mas não rende todo o seu potencial na escola, e isso pode estar diretamente relacionado com a visão. Isso pega muitos pais de surpresa, ao se deparar com filhos com problemas visuais e dificuldades escolares relacionadas ao problema.

Uma criança, mesmo enxergando nitidamente, pode não apresentar uma visão perfeita! Isso mesmo, mesmo no exame de vista se a criança enxergar 100% de longe e de perto, pode existir algum outro problema visual que esteja atrapalhando o seu desenvolvimento. A visão é um processo dinâmico de organizar, interpretar e compreender facilmente aquilo que é visto.

É um processo que integra a informação sensorial e motora gerada pelo cérebro e corpo para promover significado e movimento direto. A visão é tão complexa que envolve mais de 65% de todas as vias para o cérebro.

O sistema visual é uma parte significativa da forma como processamos as informações e um fator fundamental na forma como aprendemos. Envolve processos que nos levam a compreender o mundo à nossa volta.

Problemas comuns na aprendizagem, relacionados a visão.

Os alunos que têm deficiências em manter o foco, mover corretamente os olhos ou coordenar ambos os olhos, muitas vezes apresentam queixas de tonturas, náuseas, dores de cabeça, olhos vermelhos, ardência e coceira nos olhos.

Esses sintomas geralmente ocorrem após o aluno ser obrigado a manter a concentração visual. Durante a aula é possível, evidenciar um sistema visual deficiente, onde a criança tem dificuldade em prestar atenção.

Alguns sintomas visuais relacionados com a aprendizagem:

  • Coça os olhos com frequência;

  • Franze a testa;

  • Pisca frequentemente;

  • Dificuldade para ver objetos de longe;

  • Aproxima sua cabeça ao caderno quando lê ou escreve;

  • Não gosta de ler nem escrever;

  • Confunde letras ou palavras;

  • Dificuldade para compreender o que lê;

  • Comete muitos erros quando escreve;

  • Dificuldade com a memória.

Como ajudar com dificuldades na aprendizagem?

Os pais, podem ajudar as crianças a obter as habilidades visuais que precisam para não ficar para trás na aprendizagem, garantindo que seus filhos realizem exames regulares de visão a partir dos 6 meses com um profissional especializado no desenvolvimento da visão, o optometrista.

Pais e professores também podem observar reconhecendo os sinais e sintomas de problemas visuais relacionados com a aprendizagem, encaminhando a criança para um optometrista.

Quanto antes os problemas de visão são detectados e corrigidos, menos tempo a criança sofrerá no processo de aprendizagem. Problemas de visão podem ser corrigidos, a visão deve ser o sistema de entrada de informação mais eficiente no processo de aprendizado escolar.

Após o optometrista avaliar de maneira integral a visão da criança, este indicará o melhor tratamento, que pode ser óculos, lentes de contato ou ainda terapia visual, que são exercícios específicos para melhorar diversas habilidades visuais como foco de visão e movimentos oculares, garantindo todo potencial visual para melhor aprendizagem.


Marcelo Nogueira é optometrista em Optocentro Saúde e Reabilitação Visual em Itapetininga-SP

Especialista em Ciências da Visão, tem vasta experiência em atendimento a crianças com problemas de aprendizagem relacionados a visão.

Agende já a sua consulta


163 visualizações0 comentário
bottom of page